Restaurações

Especialidade que promove a saúde bucal do paciente, tendo como objetivo principal a manutenção da dentição natural, enquanto se restabelece a saúde, o conforto, a estética e a função.

O QUE É CÁRIE?

A cárie é uma doença infectocontagiosa que tem como pré-requisitos principais a microbiota e a dieta. A combinação de bactérias Streptococcus Mutans com uma alimentação rica em carboidratos, como a sacarose, é potencialmente cariogênica. No entanto, o controle de fatores como o fluxo e a constituição salivar, a exposição ao flúor e a higiente oral eficiente
são fundamentais para o controle da doença cárie.

O QUE É UMA RESTAURAÇÃO?

A restauração é uma forma de fazer com que o dente afetado pela cárie volte à sua forma e sua função normal. Quando o dentista faz uma restauração, ele primeiro remove a parte do dente que esta deteriorada, limpa a área atingida e então preenche a cavidade limpa com um material de restauração. Ao fechar os espaços onde as bactérias podem se infiltrar, a restauração também ajuda a prevenir uma deterioração posterior. Os materiais utilizados para as restaurações podem ser ouro, porcelana, uma resina composta (restauração da cor do dente) e amálgama (uma liga de mercúrio, prata, cobre, estanho e algumas vezes zinco).

O QUE SÃO RESTAURAÇÕES EM RESINA COMPOSTA?

São restaurações em resina, que é um material plástico, "da mesma cor dos dentes", cujo endurecimento se obtém com um aparelho que produz um forte raio de luz azul. Sua grande vantagem é a estética que é proporcionada, tornando-se às vezes imperceptível nas distâncias normais em situações corriqueiras do convívio social. Com o advento dos adesivos dentinários (substâncias químicas que produzem adesão da resina à dentina) e de novas resinas condensáveis e as do tipo "flow", pode se conseguir trabalhos de surpreendente durabilidade estética, dependendo das visitas regulares do paciente e de sua higiene bucal.

QUAL O MELHOR TIPO DE RESTAURAÇÃO?

Não existe um único tipo ideal para todas as pessoas. O que é melhor para cada um será determinado pela extensão do preparo, a possível alergia a certos materiais, o local da boca que precisa ser restaurado e o custo, etc. Existem indicações para cada um, embora as mais aceitas atualmente sejam as resinas compostas, devido a sua estética muito superior.

QUAIS AS INDICAÇÕES DAS RESINAS COMPOSTAS?

As restaurações com resina, para dentes posteriores estão indicadas para os seguintes casos:

-Paciente baixo risco á cárie;

-Dentes com cáries incipientes (pela primeira vez)

-Regiões estéticas (dentes da frente)

-Pacientes com oclusão normal (dentes na posição certa)

-Periodonto sadio (não tem doença periodontal ou de gengiva)

QUAIS AS CONTRA-INDICAÇÕES?

As contra-indicações para o uso de resinas em dentes posteriores são:

-Pacientes com alto risco de cárie (excessivo número de dentes cariados)

-Higiene Bucal deficiente

-Pacientes com oclusão ruim (errada)

NOTA: deve-se ter em mente que após a confecção de restaurações com resina, devemos melhorar a higiene e as consultas de retorno ao dentista devem ser bem mais freqüentes, pois estas restaurações são mais susceptíveis a recidiva de cárie.