Clinica Odontovidas

Próteses

Aparelhos utilizados em substituição aos dentes ausentes que podem ser fixas ou removíveis.

O que são próteses? 

É a especialidade da Odontologia responsável pela reabilitação dos dentes perdidos ou parcialmente destruídos, por meio de próteses fixas, removíveis e sobre implantes, devolvendo ao paciente as funções estéticas, fonéticas e mastigatórias da boca.

Existem vários de próteses:

-totais removíveis(dentaduras)

-parciais removíveis:conhecidas como pontes com armação metálica ou totalmente flexível.

-Fixas unitárias: conhecidas como pivot

-fixas de vários elementos: ponte fixa

-prótese sobre implante

-overdenture

-protocolo

 A escolha do tipo de prótese mais apropriado, depende do número de dentes a ser substituídos e a orientação do profissional habilitado.

  

Qual tipo de prótese é o mais indicado para meu caso ?

É necessário uma avaliação inicial e alguns exames complementares de imagens (radiografias, tomografias) para que seja realizado um planejamento correto e individualizado de cada caso e assim definir quais são as melhores opções de tratamento para o paciente.

Por que substituir o dente perdido ?

Para que se obtenha um perfeito desempenho de suas funções, os dentes e todo o sistema mastigatório necessitam estar em equilíbrio nas arcadas dentárias. A ausência dentária pode causar problemas de dores articulares (ATM), movimentação dentária gerando má-oclusão, dificuldade mastigatória, problemas estéticos, psicológicos e fonéticos, prejudicando assim a saúde geral do indivíduo.

PRÓTESE REMOVÍVEL

Utilizadas no caso de perda total ou de vários  elementos dentários, caso haja impossibilidade de colocação de implantes. É denominada Prótese Removível pois pode ser removida pelo portador no momento em que desejar, como nos momentos em que se deseja realizar a higienização.

PRÓTESE TOTAL REMOVÍVEL (DENTADURA)

Existem vários fatores que são decisívos para que a prótese total tenha sucesso. A técnica de confecção, condição dos rebordos remanescentes e habilidade do profissional. O passo-a-passo na confecção da prótese total é fundamental tanto da parte do dentista como do técnico no laboratório de prótese.

PRÓTESE PARCIAL REMOVÍVEL COM ARMAÇÃO METÁLICA (PPR OU "PONTE")

PRÓTESE PARCIAL REMOVÍVEL FLEXIVEL (FLEXITE)

A prótese flexível surgiu como uma alternativa as próteses parciais removíveis. A utilização de uma resina flexível tira a necessidade dos grampos e demais estruturas feitas em metal o que melhora muito a estética. As principais indicações das próteses flexíveis são para pacientes idosos, como prótese provisória em casos de reabilitações, mantenedores de espaço etc. Somente uma avaliação criteriosa do cirurgião dentista vai definir se o paciente está apto a utilizar uma prótese flexível.

PRÓTESES FIXAS

Próteses Fixas (conhecidas também como coroas ou ponte fixa, jaqueta ou pivot)

Este tipo de prótese pode ser unitária quando ocorre um processo de cárie muito destrutivo ao dente ocasionando a inutilização da coroa. O dentista pode ser obrigado a realizar o tratamento endodôntico (tratamento de canal) e utilizar um pino intraradicular para depois cimentar a prótese. 

Existe a prótese fixa que não necessita do tratamemento de canal. Casos em que o paciente possui muitas restaurações em um dente, que fica prejudicado estéticamente, pode ser desgastado e feito uma coroa totalmente nova com um material estético  cerâmico (porcelana) ou de Resina.

A prótese parcial fixa utiliza dentes pilares. Quando você perde um ou mais dentes completamente, os dentes ao lado que sobraram são desgastados e vao servir para sustentar os que vão substituir o que você perdeu.

 

Ponte Fixa

Prótese Parcial Fixa - Ponte

 

PRÓTESE SOBRE IMPLANTES

É a prótese que substitui um ou mais dentes perdidos fixando-se sobre as raízes artificiais, denominadas implantes dentários. Elas podem ser fixas ou removíveis. Para as fixas, os implantes irão funcionar como se fossem raízes naturais. Já para as removíveis (chamadas de Overdenture), os implantes vão proporcionar maior retenção da prótese, estabilidade e estética, aumentando sua eficácia e segurança.

E durante o tratamento, como eu fico ?

No período compreendido desde o início do tratamento até o término da confecção das próteses, o paciente usará uma proteção provisória adequada(prótese provisória), que possibilita a mastigação, fala e o sorriso satisfatoriamente até o término do tratamento e a instalação da prótese definitiva.

DÚVIDAS FREQUÊNTES

1 - Quanto tempo dura uma prótese dentária ?

A longevidade de uma prótese dentária é variável de acordo com o material de sua confecção. Enquanto próteses unitárias confeccionadas em porcelana tem sua duração por tempo indeterminado, próteses acrílicas como as próteses totais e removíveis possuem uma vida útil de 05 anos, devendo ser substituídas ou reparadas após este período.

2 - Necessito higienizar minha prótese dentária ?

Sim. As próteses dentárias devem ser higienizadas como se fossem dentes naturais, utilizando escova, pasta e fio dental.

3 - Quanto tempo demora para a entrega final da prótese sobre o implante dentário ?

O tempo depende de cada caso clínico, podendo ser colocada desde o período imediatamente após a colocação dos implantes (carga imediata) ou aguardar um período de até 06 meses.

Qual a durabilidade das próteses?
Durante um certo período de tempo, sua prótese precisará ser reajustada, refeita ou recolocada devido ao desgaste normal. Recolocar significa fazer uma nova base, mantendo os dentes existentes na prótese. Também, com o passar do tempo, sua boca muda naturalmente. Estas mudanças fazem com que sua prótese fique solta, dificultando a mastigação e irritando a gengiva. Você deve consultar seu dentista, no mínimo uma vez ao ano, para uma avaliação, estas próteses não devem ser utilizadas por mais de cinco anos.

Estas são algumas dicas para cuidar de sua prótese:

-Quando manusear sua prótese, coloque-a sobre uma toalha dobrada ou um recipiente com água. As próteses são delicadas, e podem se quebrar se sofrerem uma queda.

-Não deixe sua prótese secar. Coloque-a em uma solução de limpeza própria para próteses ou em água pura quando não a estiver usando. Nunca use água quente, pois esta pode deformá-la.

-Escove sua prótese diariamente para remover os resíduos de alimentos e a placa bacteriana, e evitar que fique manchada. Um limpador ultra-sônico pode ser utilizado para cuidar de sua prótese, mas ele não substitui uma escovação cuidadosa diária.

-Escove suas gengivas, língua e palato todas as manhãs com uma escova de cerdas suaves antes de colocar a prótese. Isto estimula a circulação em seus tecidos e ajuda a remover a placa.

-Se a prótese estiver solta,não fique tentado a ajustá-la sozinho - isto poderá danificá-la ainda mais.