Clinica Odontovidas

Cirurgia

Embora o termo "cirurgia" às vezes assuste o paciente, é mais correto dizer que são apenas procedimentos de correção, ou seja, não envolvem grandes riscos operacionais, porém são de vital importância para o desempenho bucal do paciente.

Nessa especialidade fazem-se pequenas intervenções cirúrgicas com auxílio de anestesista ou sedação, se necessário ou se for opção do paciente. 
As principais cirurgias são de remoção de sisos, restos radiculares, remoção de cistos e colocação de implantes, assim como implantação de enxertos ósseos para otimização do planejamento protético.
Após análise de exames, faz-se o planejamento de datas com o paciente. O paciente é devidamente orientado e medicado no pré e no pós-cirúrgico.

Dentes do siso

O dente siso geralmente aparece no final da adolescência e inicio da vida adulta, mas podem “nascer” em outras idades.

Na época das cavernas, os homens usavam os sisos para triturar alimentos crus ou muito duros. Com o passar do tempo, a alimentação passou a ser mais pastosa e o siso deixou de ser útil. Com isso, a própria arcada dentária mudou de tamanho, o que faz com que o siso não “caiba” na boca.

Os sisos causam incomodo, pelo local que estão mesmo e só um dentista pode dizer se realmente é preciso retirá-los, com ajuda de uma radiografia. Quando não há espaço na boca, ou dente está torto ou quando não nasce totalmente, a recomendação é que se extraia o dente, pois essa remoção pode evitar cáries, já que estão em um local de difícil higienização.

O momento certo para a extração do dente siso é quando as raízes ainda não se formaram totalmente, pois os ossos não estão tão duros. Outra variável é que quanto mais novo é o paciente, mais rápida é a recuperação, que deve ser de repouso e cuidados com alimentos demasiados quentes. A limpeza deve ser feita logo após cada refeição para evitar infecções. Geralmente, uma semana após a extração é feita a retirada dos pontos, mas são comuns casos onde o paciente engole e nem mesmo percebe. Isso não é um problema.